top of page
Folhagem de outono

Atendimento psicanalítico para brasileiros no exterior

  • Foto do escritor: Tatiana Fernandes
    Tatiana Fernandes
  • 2 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de nov. de 2024

De acordo com o relatório Brasileiros no Exterior, divulgado em 2023 pelo Ministério das Relações Exteriores, cerca de 4,5 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil. A mudança para outro país, seja por escolha ou necessidade, pode gerar uma série de desafios, tanto objetivos quanto subjetivos. Entre os principais, estão: construir uma nova moradia em outro país, formar uma rede de suporte social afetiva, se familiarizar com uma nova culturalidar com a distância da família amigos e se comunicar em outro idioma.

Há algum tempo acompanho analisandos no processo de mudança ou que já residem fora do Brasil e algumas queixas se repetem: o sentimento de não pertencimento e inadequação, a solidão, a desterritorialização e a dificuldade com o novo idioma, inclusive são frequentes os relatos da sensação de não conseguir se expressar com a mesma espontaneidade e autenticidade que tinham em sua língua materna. Também é bastante comum a dificuldade de compartilhar referências culturais e experiências sociais com novas pessoas, especialmente quando se trata de gírias, expressões populares e chistes que faziam parte da sua trajetória no Brasil.

Além disso, muitos brasileiros que residem no exterior enfrentam, em menor ou maior grau, experiências de xenofobia, que podem intensificar a sensação mal-estar. O atendimento psicanalítico, realizado em português e com profissionais brasileiros, oferece um espaço acolhedor e seguro para reconhecer e nomear esse fenômeno e os sentimentos envolvidos, além de possibilitar a elaboração dessas vivências.

Embora esses desafios sejam frequentes, cada pessoa vivencia e os compreende de maneira singular. Ter o apoio de um profissional que compartilha a mesma língua e bagagem cultural, e que seja sensível às questões específicas de brasileiros vivendo fora do país, pode ser fundamental para uma compreensão mais profunda dessa experiência. O processo de acompanhamento psicanalítico pode possibilitar que o imigrante, a partir do processo de construção e reconstrução de narrativas, elabore e ressignifique essa experiência de viver fora do Brasil, representando uma ancoragem essencial nesse momento de inserção em um novo contexto.



 
 
bottom of page